Já faz muito tempo que a causa ambiental é um tópico importante, mas foi só nos últimos anos que ela recebeu a atenção que merecia. Ocupando lugar de discussão na mídia e nas redes sociais. Isso se deve à gravidade da situação, claro. Mas também é decorrente das pessoas estarem se conscientizando das consequências do consumo excessivo de recursos naturais, assim como da necessidade de se empregar esforços em prol da natureza. Como com a redução do desperdício de alimentos e com a economia de água e energia. Então é fácil enxergar o lugar que as soluções sustentáveis ocupam atualmente.
Quando olhamos para qualquer setor, ser sustentável é uma prioridade de mercado. A vantagem competitiva decorrente é mais do que evidente: o cliente atual espera que você invista em ações ecológicas. A maioria irá optar por empresas conscientes.
Neste blog, falaremos um pouco sobre como soluções sustentáveis são uma importante vantagem competitiva para o seu negócio. Mas, além disso, falaremos também de como é preciso que você saiba como usar suas ações para construir uma imagem positiva para a sua marca. Ainda mais no caso dos hotéis, onde se presta serviços diretamente para o consumidor.
Soluções sustentáveis se transformam em vantagem competitiva quando colocadas em evidência! Continue a ler com a gente para entender melhor.
Alinhando-se às causas importantes dos seus clientes
Grande parte das pessoas hoje em dia se interessa em buscar informações sobre os mais variados assuntos. Mas isso não diz respeito só às notícias, ou aos temas em evidência. Isso inclui, também, informações sobre as empresas com as quais consomem ou pretendem consumir. Então, é de se esperar que elas irão inevitavelmente abandonar marcas que promovem práticas que prejudicam o meio ambiente. Afinal, estão mais e mais preocupadas em apoiar ações sustentáveis.
Além disso, os consumidores apresentam posicionamentos cada vez mais consistentes. Eles prezam por seus ideais. Logo, não vão se importar só com o que você faz, mas também com o que deixa de fazer. As pessoas precisam gostar do que veem. Assim, não importa se seu hotel não promove ações que prejudicam o planeta. Se ele não mostra interesse em contribuir positivamente, as chances dos clientes procurarem alternativas e abandonarem a sua empresa são muito altas.
Orgulhe-se das soluções sustentáveis nas quais seu hotel investe
O seu hotel acabou de concluir um projeto super bacana que possibilita que seja mais verde? Ele acabou de investir em um equipamento inovador que faz com que seu empreendimento economize enegia elétrica? Essas são ações pelas quais você deve ter orgulho. E quando se tem orgulho você compartilha, certo? Então tenha certeza de compartilhar cada uma delas com seus clientes!
Compartilhar o esforço que o seu hotel está colocando em prática para ser mais sustentável ajuda a garantir que todos estejam cientes da sua dedicação! Não há motivo algum para deixar isso em segredo. Informe sobre os impactos positivos das suas ações. Deixe clientes e funcionários orgulhosos de estarem envolvidos com uma empresa como a sua. Você pode fazer isso por meio das redes sociais, do site ou do próprio espaço físico do hotel. O importante é compartilhar!
Permita que os clientes criem memórias sustentáveis facilmente
Acabamos de dizer que seu hotel deve compartilhar sobre seus feitos para que os clientes possam ficar a par deles. Pois lembre-se também que o próprio consumidor gosta de compartilhar tudo nas redes sociais. Então vale a pena pensar em como o seu hotel pode despertar a vontade dele de mostrar aos seus seguidores momentos no seu estabelecimento!
Caso visitem seu hotel e encontrem diversos objetos com indicações de que são sustentáveis, terão um ótimo motivo para compartilhar! Alguns estabelecimentos até exprimem isso nos próprios objetos, com desenhos ou frases, por exemplo. O que também é ótimo para tornar seu compromisso com a sustentabilidade bem visível para o cliente.
Valorize e faça parcerias com empresas conscientes
Trabalhar com outras empresas que também cultivam ações ecológicas faz da sua jornada sustentável muito mais consistente. Até porque faz muito mais sentido renovar a iluminação do seu hotel com um fornecedor de lâmpadas LED que também preza pela economia de energia em suas próprias instalações, por exemplo.
Faça parcerias com empresas que não só desenvolvam e forneçam soluções sustentáveis profissionais, mas que também estejam comprometidas com valores semelhantes aos seus. Isso dá maior confiabilidade ao seu hotel. Além de mostrar um compromisso muito maior também com os valores dos seus clientes.
Não é à toa que muitos hotéis exibem uma lista dos principais fornecedores em seus sites. E com muito orgulho! Pois possuem consciência de que a parceria com empresas ambientalmente conscientes é uma ótima maneira de demonstrar seu próprio compromisso com a natureza.
Tome como exemplo nós, da Topema Energia. A gente não só desenvolve e fornece soluções sustentáveis como também somos afiliados ao Green Build Concil — uma ONG que incentiva a adoção de práticas que tornem as instalações de empresas mais ecológicas. Graças a essa parceria, nossos clientes podem obter o selo de crédito de carbono ou de construção sustentável. Isso porque somos especialistas em soluções voltadas para a criação de energia limpa! Ou seja, um componente indispensável para a sede de um negócio preocupado com a causa ambiental.
Imagine só o seu hotel com um selo desses! Por meio de uma parceria com a gente, você pode ter isso! Consequentemente, além de ter um projeto sustentável e consistente, fica muito mais fácil compartilhar suas ações com os clientes e, assim, aproveitar de uma vantagem competitiva arrasadora!
Gostaria de continuar essa conversa e conhecer nossas soluções sustentáveis? Confira o blog ”Por que o aquecedor a biomassa é o melhor para você e para a natureza”!
Add a Comment