aquecedor ecológico

Emissões de carbono e meio ambiente: por que usar um aquecedor ecológico

Quem não gosta de tomar um banho relaxante com água quente ou de ter uma casa quentinha onde possa descansar da melhor forma possível? Todo mundo merece um pouco de conforto… Mas você já parou para pensar no impacto que os aquecedores podem ter na natureza? Afinal, eles contribuem para a geração de carbono! Não estamos dizendo que precise parar de ficar bem aquecido. Mas vale a pena entender sobre o mal causado pelas emissões de gás carbônico, assim como encontrar alternativas para o uso de aquecedores comuns. E os aquecedores ecológicos são ótimas opções!

Neste blog vamos aprender um pouco sobre essas emissões, de que maneira os aquecedores estão relacionados a elas e como ser mais ecologicamente correto sem que, para isso, precisemos passar frio!

O que é o carbono?

O carbono, também conhecido por gás carbônico, CO2 ou dióxido de carbono, é um gás que está presente por toda parte no meio ambiente, sendo gerado em decorrência da respiração e da combustão. Além disso, também é essencial para a vida. Afinal, a atmosfera do nosso planeta é envolta por muitos gases, os quais são responsáveis por manter a Terra aquecida — e o CO2 é um desses gases.

Então por que devemos ter um aquecedor ecológico? Não seria por que o aquecedor comum contribui para a geração de carbono, um gás prejudicial? Aí é que está: O CO2 é prejudicial, não há dúvidas, mas quando em excesso!

Em equilíbrio, juntamente com outros elementos, como o oxigênio, o carbono representa um fator essencial para que o meio ambiente esteja em ótimas condições. Como vimos, eles funcionam como uma espécie de cobertor. Porém, graças às emissões exageradas de CO2 (entre outros gases), esse “cobertor” fica grosso demais, e o calor passa a ser maior do que o recomendado. É aí que mora o problema: no excesso. O efeito estufa é necessário para que seja possível haver vida na terra. A sua potencialização, não.

O meio ambiente fora de equilíbrio

As emissões de gás carbônico, assim sendo, não fazem parte desse equilíbrio. Caso não houvesse a intervenção humana, a natureza conseguiria, por conta própria, manter a quantidade ideal de dióxido de carbono na atmosfera. Mas, em razão das emissões, passa a existir muito dióxido de carbono. Como consequência, temos as mudanças climáticas e o aumento da temperatura do planeta.

A atividade humana interfere na capacidade da natureza de regular o dióxido de carbono e outros gases. E muitas de nossas ações diárias contribuem para essas emissões. Daí a importância de se ter um aquecedor ecológico.

Aquecedores elétrico

Quando se trata de aquecedores, os elétricos são aqueles que estão bem no finalzinho da lista de aquecedores ecológicos. Porque, você pode não perceber, mas ele é bastante prejudicial.

A fonte de energia que normalmente temos em nossas casas é obtida por meio da queima de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Por isso, por mais que o seu aquecedor não queime combustíveis na sua casa, a usina que fornece energia para você queima. Esse processo, por sua vez, lança grandes quantidades de carbono na atmosfera.

Assim, qualquer aquecedor elétrico convencional produz indiretamente mais emissões de carbono do que outros tipos de aquecedores.

Aquecedores a gás

O aquecedor a gás é outra opção bem comum. Ela é um pouco menos prejudicial ao meio ambiente, mas não é considerada um aquecedor ecológico. Já que ainda produz uma grande quantidade de emissões, mesmo que não seja tanto quanto o modelo elétrico.

Além disso, independente de qual desses aquecedores você tiver, se não estiver funcionando bem, pode produzir ainda mais emissões de carbono. Isso acontece porque precisam trabalhar mais para atender à demanda.

Aquecedor ecológico a biomassa

Agora, conhecendo todas essas informações, temos uma sugestão bem legal de aquecedor para a sua casa. Ele é conhecido por ser neutro na emissão de gás carbônico, além de também trazer economia para o seu bolso: o aquecedor ecológico a biomassa.

Esse equipamento faz uso da biomassa como combustível para prover calor. Isso significa que a fonte de energia nada mais é do que madeira. Obtida por meio do reflorestamento, de madeiras recicladas ou, ainda, de restos de madeira que seriam jogados no lixo.

A biomassa é uma fonte renovável de energia, ao contrário dos combustíveis fósseis. E também está disponível sempre que você precisar, o que não acontece com os aquecedores ecológicos solares, que dependem da luz solar.

Assim, você pode se manter aquecido em qualquer época do ano, sem precisar contribuir para o agravamento do aquecimento global. Afinal, o planeta é a nossa casa e não adianta nos mantermos confortáveis, momentaneamente, às custas dele.

Deseja saber mais sobre esses aquecedores? Está em dúvida se ele é mesmo ecológico em razão da fumaça que pode ser gerada com a queima da madeira? Essas e outras perguntas são respondidas no nosso blog ”Mitos e verdades sobre o aquecedor a biomassa: ele é realmente ecológico?”

Tire todas as suas dúvidas e ajude o meio ambiente!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *