A biomassa compreende diversos tipos de matéria orgânica que podem ser transformadas em energia, como é o caso do calor que alimenta os aquecedores a biomassa. A energia gerada por esse material orgânico vem recebendo cada vez mais atenção como uma alternativa para substituir os combustíveis fósseis. Já que a produção de energia tradicional possui impactos ambientais negativos e preocupantes.
No caso dos aquecedores a biomassa, a matéria orgânica utilizada é a madeira. Tendo em vista que essa madeira é queimada para que a energia seja gerada, muitas dúvidas acabam surgindo. Já que esse processo produz CO2, um dos principais males da produção de energia tradicional. Sendo assim, neste blog, nós vamos entender por que o aquecedor a biomassa é ecológico, e o motivo é bastante simples: o ciclo neutro de carbono.
O ciclo de carbono
O ciclo do carbono compreende todas as formas pelas quais o carbono é trocado entre a atmosfera, a terra e a água. As atividades humanas, especialmente, sejam elas individuais ou conjuntas (das empresas em geral), contribuem bastante para o ciclo do carbono com a emissão de CO2 (dióxido de carbono).
Essa emissão é alvo de muitas discussões, e é provável que grande parte das pessoas já tenha consciência do quanto ela representa um problema para o bem-estar do planeta. O motivo para isso está na quantidade imensa de CO2 produzido diariamente pelos seres humanos. Chegamos a um nível em que o CO2 liberado na atmosfera é absorvido em um ritmo muito mais lento do que é emitido.
Ou seja, os solos, a vegetação e o oceano não conseguem tirar da atmosfera a quantidade necessária de CO2 para preservar a temperatura do planeta. Tudo porque as atividades humanas estão produzindo esse gás em excesso, fazendo com que ele se concentre na atmosfera e sirva como uma espécie de barreira. Graças a ela, o calor do sol, que chega até nós, não pode ser liberado novamente para o espaço. Ele acumula e altera o clima na Terra.
Uma fonte significativa de CO2 é a produção de energia: os combustíveis fósseis, durante o processo de geração de energia, emitem grandes quantidades de gás carbônico na atmosfera. Por isso, as opções limpas de energia são tão importantes. Elas não envolvem a liberação desenfreada de gás carbônico. Esse é o caso da biomassa e, consequentemente, do aquecedor a biomassa que a utiliza para gerar energia!
O aquecedor a biomassa e o ciclo neutro de carbono
As emissões de dióxido de carbono são consideradas neutras se forem geradas por meio da combustão de biomassa ou de materiais de base biológica. Uma vez que não contribuem para aumentar a quantidade de CO2 presente na atmosfera. Mas como isso acontece?
A biomassa, quando queimada, libera sim dióxido de carbono, mas esse dióxido de carbono é absorvido pelas plantas, durante o processo de fotossíntese. Isso significa que, enquanto a biomassa é produzida, durante o desenvolvimento das árvores, ela retira CO2 da atmosfera, liberando O2 (oxigênio) em troca. Com isso, mais tarde, quando for queimada no aquecedor a biomassa, não haverá acréscimo em razão do CO2 já retirado. Existe uma espécie de compensação. Um equilíbrio que torna o carbono derivado da biomassa neutro.
Agora tudo faz sentido, não é? Podemos realmente entender como um aquecedor a biomassa representa uma decisão sustentável e super importante para ajudar a salvar o nosso planeta.
Gostou? Quer saber mais? Caso tenha qualquer dúvida, venha conversar com a gente. A Topema Energia está mais do que disponível para quem se preocupa com a natureza!
Add a Comment